Coordenação e Supervisão Pedagógica
Administração escolar e mercado de trabalho
Em 1911 o Engenheiro Frederick Taylor publica
um livro com novas ideias sobre administração de empresas e de fábricas, para o
aumento da produtividade. O objetivo da administração é assegurar o máximo de
prosperidade entre o patrão e também o funcionário, conclui-se que o objetivo
mais importante de ambos entre o trabalhador e administração deve ser a
formação e aperfeiçoamento com as pessoas da empresa de modo que os homens
podem executar de um ritmo mais rápido e com maio eficiência e mais elevados
com trabalho de acordo com as aptidões naturais. Isso foi umas inspirações de
Taylor pois, foi crescendo a produtividade que aumentou muito a capacidade das
fábricas e em relação a questão de administração são aprendidas e seguidas até
nos dias de hoje. A escola pública também se encontra na impregnação pela lógica
da organização capitalista do trabalho. Taylor e Ford são referencias para essa
questão da produção de administração nas fabricas e em escolas. A administração
escolar e pedagogia sempre andam juntas, elas não se separam. A escola é uma grande
empresa que visa atender clientela de milhões de pessoas, reúne grupos de
trabalhadores, exige financiamento astronômicos, exige produção de massa, alta
produtividade para atender as mais variadas exigências do mercado social,
exigindo técnicas complexas. A escola administra para produzir conhecimentos e
um ser humano histórico enriquecendo e preparando o aluno para o mercado de
trabalho. A administração escolar ela já faz parte da pedagogia. A escola
pública como um local de trabalho tem objetivo de produzir individual e
coletivamente a grande passagem do direito postulado a realização efetivo da
educação popular, a escola é única, de pensar e realizar a educação do conjunto
da população de promover e materialização do interesse coletivo

Comentários
Postar um comentário